Então, seguindo as configurações do "discador" do modem (Mobile Partner) e procurando os endereços de DNS da claro eu acabei conseguindo conectar por EDGE, só que não sei se as configurações estão corretas, pois, o chip da NET 3G da Claro conecta com as configurações de WAP (comuns em qualquer aparelho GSM) porém isso gera cobrança de excedente ao plano. Por outro lado se a conexão for EDGE, mas, com as configurações de conexão 3G a net rola EDGE porém sem tarifação adicional.
(putz, ficou complicado de entender né!)
agora que vou conseguir te responder

....cara ñ entendo nada de conexão, sou um zero a esquerda, tanto em conexão para celular cm para pc...mas cm tenho a 3G no meu cel...quem sabe se eu te passar as config eu possa te ajudar neh...
cara geralmente meu cel está sempre em 3G, qnd ñ tem 3G geralmente ñ tem o sinal tbm(a 3G pega muito bem aqui, soh ainda é um pouco lenta). Acessei o menu/ferramentas/ configurações do cel/ conexão...primeiro vou em ponto de acesso...tenho a claro, vou te passar exatamente cm está aqui
Nome da conexão: Portal claro
Portadora de dados: Dados de Pacote
Nome do acesso:wap.claro.com.br(aqui está wap, ñ sei se isso interfere em alguma coisa

)
Nome do usuário: claro
depois vem as senhas
Homepage: wap.claro.com.br
No mesmo lulagr entro em opções/config avançadas...
Tipo de rede: IPv4
os outros dados são referente ao Ip e aos endereços proxy.
Voltando em conexão entro em pacotes de dados...
Conexão pacote dados: quando preciso
ponte de acesso: claro.com.br
acesso pacote alta velocidade:Ativado
Cara cm eu te disse ñ entendo nada...se vc souber alguma coisa, outro caminho me fala que ai eu posto a configuração...
abraços